Atenção Secundária e Terciária

Image

Atenção Secundária


Compete à Atenção Secundária, supervisionar as ações de Atenção Secundária no Estado de Goiás, desenvolver ações de promoção, prevenção de doenças e agravos, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde, no âmbito da Atenção Secundária (AS), implantar e implementar as políticas públicas de saúde para a população goiana, no âmbito da Atenção Secundária (AS), promover ações de integração da AS aos demais níveis de atenção e de vigilância em saúde, promover e coordenar o desenvolvimento de estratégias de saúde para o fortalecimento da AS para a população goiana, coordenar a elaboração, a implantação e a implementação de protocolos de atenção à saúde, diretrizes clínicas e linhas de cuidado, no âmbito da AS, realizar visitas técnicas nas unidades ambulatoriais, Policlínicas, Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), Laboratórios Regionais de Prótese dentária – LRPD e Clínicas de Hemodiálises, bem como emitir relatórios.

Contribuir para o processo de regionalização/descentralização das ações de Atenção Especializada, bem como, acompanhar, monitorar e atualizar a implantação, implementação e execução dos serviços prestados nas Unidades Secundárias, levantar e informar necessidade de serviços de saúde secundários (incluindo SADT).

A Atenção Secundária conta com os serviços:

- CREMIC (Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar)
- COEG (Centro Estadual de Odontologia Sebastião Alves Ribeiro)
- Policlínicas Estaduais

Em suas atribuições, coordena as policlínicas, localizadas nas macrorregiões do Estado, com atuação para monitorar a execução dos serviços prestados e pré-estabelecidos com as Organizações Sociais, contratadas.

O atendimento nas policlínicas estaduais, ocorre por meio da regulação do estado.

Carretas da Prevenção

Existem em Goiás, seis carretas para mamografia e exames de colo de útero (Papanicolau), que percorrem todo o Estado desde 2020, atendendo principalmente moradores das regiões onde foram implantadas as policlínicas: Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Formosa e Goiás.

As carretas da prevenção atendem a proposta de regionalização da saúde, que visa dar acessibilidade à população goiana. Além disso, caso o exame apresente alguma alteração, a mulher já é agendada para unidade mais próxima dela que tenha mastologista, para fazer o acompanhamento.

Um outro veículo, é exclusivo para tomografia. Montado com equipamentos modernos e para atender a população que nem sempre tem acesso fácil a esses exames.

Os atendimentos são agendados pelas Secretarias Municipais de Saúde junto ao Complexo Regulador Estadual.
Atenção Terciária

Compete à Atenção Terciária, supervisionar as ações no Estado de Goiás, desenvolvendo ações de promoção, prevenção de doenças e agravos, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde.

Tem o dever de implantar e implementar as políticas públicas de saúde para a população goiana, promover ações de integração da ATS aos demais níveis de atenção e de vigilância em saúde; bem como promover e coordenar o desenvolvimento de estratégias de saúde para o fortalecimento para a população goiana.

Compete ainda, a coordenação de leitos de cuidados intensivos; cirurgias eletivas; leitos gerais; hemorrede; atenção domiciliar; administrativa terciária e monitoramento.

Rede HEMO

Painel de Leitos

Unidades Hospitalares