Centro Estadual do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência - SIATE

Criado em 12/01/2000, através da Portaria nº 98/2000 – GAB/SES, o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (SIATE) surge mediante a inexistência de um serviço articulado que integre ações pré-hospitalares, hospitalares e de reabilitação.

Nesse contexto, destacou-se como o primeiro serviço de Suporte Avançado de Vida (SAV) no atendimento pré-hospitalar no estado de Goiás, mediante a integração do trabalho de socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) com médicos e enfermeiros da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, a qual, além dos profissionais da saúde (médicos e enfermeiros), também responsabilizou-se pela garantia de recursos materiais necessários ao Suporte Avançado de Vida às vítimas atendidas.

Atualmente existem dois serviços de atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar móvel público em Goiânia-GO: o Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (órgão da Secretaria Estadual de Saúde que atua em convênio com a Secretaria de Segurança Pública através do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na esfera municipal.

O SIATE presta atendimento à população de Goiânia e Região metropolitana 24 horas por dia em residências, locais de trabalho e vias públicas, através de chamada telefônica pelo número 193. Vários são os componentes que integram o SIATE, dentre eles: Central de Regulação do SIATE, Serviço de APH Terrestre, Serviço Aeromédico e Central de Assepsia.

I – Central de Regulação do SIATE:

A Central de Regulação do SIATE é o local onde os chamados via ligação 193 são direcionados. Nesse local, inicialmente a ligação é atendida por militares do Corpo de Bombeiros que identificam a emergência e direcionam a ligação para um médico regulador da SES que fará o diagnóstico da situação e iniciará o atendimento no mesmo instante, orientando a vítima ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Simultaneamente o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para a vítima e prestará as orientações até que o melhor recurso seja encaminhado. Os recursos podem ser terrestres (VIR ou SIV) ou aéreo (avião ou helicóptero).

A Central de Regulação do SIATE funciona 24h por dia, e dispõe de 4 médicos reguladores nesse período.

Onde estamos?
Central de Regulação do SIATE
Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle – CIICC
Fone: 3201-4803
Av. Anhanguera, Setor Aeroviário
Goiânia-GO

II – Atendimento Pré Hospitalar Terrestre:

Veículo de Intervenção Rápida (VIR) – uma caminhonete com equipamentos de uso médico-hospitalar (ventilador mecânico, monitor cardíaco multiparamétrico, desfibrilador/cardioversor, dentre outros) e medicamentos para uso em emergências - o qual é tripulado por um bombeiro militar do CBMGO, um médico da SES-GO e um enfermeiro da SES-GO, que oferecem o Suporte Avançado de Vida (SAV) para casos de elevada gravidade, onde a equipe junta-se com uma Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros Militar, tripulada com mais 3 bombeiros socorristas e assim constituem uma UTI móvel.

A opção pelo VIR justifica-se pela maior facilidade de locomoção da mesma frente aos obstáculos urbanos, melhorando o tempo resposta às vítimas que aguardam por socorro.

Diariamente, 2 (dois) VIRs estão disponíveis para acionamento, 24h por dia à população.

Suporte Intermediário de Vida (SIV) – trata de uma ambulância devidamente equipada com materiais e equipamentos médico-hospitalares, além de medicamentos para uso em emergências, e é tripulada por 2(dois) bombeiros militares do CBMGO, 1(um) Enfermeiro da SES-GO e 1(um) técnico de enfermagem da SES-GO. Essa equipe atua mediante a regulação remota de um profissional médico regulador da Central de Regulação do SIATE que monitora em tempo real todas as ações desenvolvidas pela equipe.
Atualmente 1(uma) única equipe de SIV está disponível para acionamento, no período diurno.

Onde estamos?
Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência – sede administrativa
Batalhão de Salvamento e Emergência (BSE) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás
Fone: 3201-2801
Rua 16-B, nº 79
Setor Aeroporto
Goiânia-GO

III - Atendimento Pré Hospitalar Aéreo:

O SIATE também participa ativamente como componente aéreo do APH:

Serviço Aeromédico - Através de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, o SIATE tem contribuído com recursos materiais e humanos nas diversas  Operações Aéreas desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, empregando-se aeronaves de asa fixa (avião) e asa rotativa (helicóptero). Enfermeiros e médicos da SES-GO atuam nos atendimentos realizados pelo Centro de Operações Aéreas do CBMGO, além de técnicos de enfermagem da SES-GO que fazem o apoio, em solo, à equipe de saúde nas atividades diárias do serviço.

As aeronaves de asa fixa (avião) e asa rotativa (helicóptero) desenvolvem suas atividades diariamente, no período diurno.

Onde estamos?
Centro de Operações Aéreas do CBMGO
Fone: 3201-2321
Av. Santos Dumont, 499
Aeroporto Santa Genoveva
Setor Santa Genoveva
Goiânia-GO

IV – Central de Assepsia:

A Central de Assepsia é uma unidade especializada do SIATE, localizada juntamente ao Corpo de Bombeiros Militar no setor Jardim América que tem a finalidade de realizar o processamento dos materiais utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar, além de realizar o controle de qualidade do processamento desses materiais. Compete à Central de Assepsia, também, a desinfecção terminal das viaturas utilizadas nas atividades do Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).

Na Central de Assepsia, além do apoio de recursos materiais para desenvolvimento das atividades, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás emprega nas ações diárias do serviço, recursos humanos para o desenvolvimento das atividades, sendo esses profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A Central de Assepsia funciona diariamente, no período das 7h às 19h.

Onde estamos?
Central de Assepsia
Comando de Atividades Técnicas - CAT/CBMGO
Fone: 3201 - 3286-6192
Rua C-124, Jardim América
Goiânia-GO

Estrutura Administrativa

O Centro Estadual do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (SIATE) integra a Superintendência do Complexo Regulador de Saúde da SES-GO.

Estrutura Administrativa:
    • Diretoria Técnica
    • Coordenação Estadual de Regulação do SIATE
    • Subcoordenação Administrativa/RH

Áreas de Apoio:
    • Diretoria do Corpo Clínico/Médico
    • Responsável Técnico (RT) Enfermagem
    • Responsável Técnico (RT) Farmácia
    • Responsável Técnico (RT) Médico

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.