Goiás promove dia D de vacinação contra Covid-19

Parceria entre Estado e Prefeituras garante que pessoas não vacinadas primeira dose do imunizante ou que estão com o reforço em atraso atualizem situação vacinal em um dos postos espalhados pelo municípios goianos neste sábado (25/09)

Neste sábado (25/09), o Governo de Goiás, em parceria com as Prefeituras municipais, realiza um dia D de vacinação contra a Covid-19. Essa será uma oportunidade a mais para as pessoas, em especial aquelas com 18 anos ou mais, se vacinarem. Na data haverá a aplicação tanto da primeira como da segunda dose, seja para os atrasados ou para aqueles que estão dentro do prazo para receber o imunizante.

"Já aplicamos mais de 7 milhões de vacinas, avançando na luta contra a Covid-19. Porém, apesar desse resultado, até o momento há um número considerável de goianos que não foram, por algum motivo, receber a primeira dose ou ainda estão em atraso com a segunda", ressalta o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino. 

A estratégia e a implementação dos locais de vacinação é de responsabilidade dos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das doses. A realização do dia D de repescagem foi decidida em resolução da Comissão Intergestores Bipartite de Goiás (CIB). A resolução prevê que a estratégia é válida para as vacinas de todos os laboratórios em estoque nos municípios.  

Proteção
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, é importante que as pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose, aproveitem a data para se protegerem. “Temos que ter consciência de que, ao nos vacinarmos, adquirimos proteção e ajudamos a proteger o próximo”, ressalta. 

Estudos mostram que é necessário de 70% a 80% da população imune para a interrupção da cadeia de circulação do coronavírus. Outro ponto importante é que a vacinação precisa avançar de forma equânime para evitar bolsões de indivíduos suscetíveis não vacinados.

Por todos esses motivos, a superintendente convoca a população para assumir o compromisso de se proteger. “A vacina é segura e tem um alto índice de imunização. Peço que todo o público da campanha aproveite este sábado para iniciar ou completar esse ciclo”, concluiu.



Foto: Iron Braz

Secretaria de Estado da Saúde - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.