Planificação da Atenção à Saúde

O que é?

A Planificação da Atenção à Saúde compreende um conjunto de atividades educacionais voltadas a aprimorar os conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes dos profissionais necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais, estimulando a reflexão sobre o funcionamento dos serviços e o modo de fazer das equipes, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, envolvendo todos os trabalhadores da atenção primária e atenção secundária. No Estado de Goiás o projeto recebe o nome de Planifica Goiás.

2015
O projeto teve início em 2015, após formalização por meio de pactuações em Comissões Intergestores Regionais (CIR) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e com constituição de um Grupo Condutor. No período de 2015 a 2017 foram realizadas seis oficinas temáticas e conceituais para a qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

2016 a 2019
As oficinas tutoriais tiveram início em 2016, em 07 municípios da Região Entorno Sul e em 2017, expandidas para as regiões Central, Centro Sul, Norte, Oeste II, Pireneus, Rio Vermelho, Sudoeste I, São Patrício I, São Patrício II, Sudoeste II, Sul, Nordeste I, Nordeste II, Oeste I, Serra da Mesa, Estrada de Ferro e Entorno Norte, sendo desenvolvidas até 2019.

2021
Em 2021, em uma nova fase, o projeto visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) de forma a contribuir com a organização das redes de atenção, melhorar o acesso dos usuários aos serviços e a continuidade do cuidado. A proposta tem como objetivo apoiar o corpo técnico gerencial das Secretarias Municipais de Saúde, na organização dos macroprocessos da APS e nas Policlínicas regionais.

Em 07 de abril deste ano foi realizado uma Live, marcando a retomada da Planificação da Atenção à Saúde no Estado de Goiás, com a participação do Prof. Eugênio Vilaça, Jurandi Frutuoso, Secretário-Executivo do CONASS, Rúbia Barra, Consultora do CONASS, Sebastião Donizete Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Goiás, Verônica Savatin, Presidente do COSEMS, Sandro Rogério, Superintendente da Atenção à Saúde.

Atualmente as estratégias estabelecidas são:
  • Realização de Oficinas temáticas que abordam os conceitos centrais para a organização das Redes de Atenção e dos serviços.
  • Realização de Oficinas operacionais que têm como objetivo, implantar os macro e micro processos da APS e da AAE, na perspectiva do diálogo com a prática em serviço.

Metodologia

A metodologia consiste numa estratégia de educação permanente e capacitação de curta duração para profissionais da Secretaria Estadual da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, baseando-se no modelo teórico operacional da Construção Social da Atenção Primária à Saúde (APS) e em diretrizes clínicas do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).

Ferramentas

O ciclo PDSA, (PLAN = PLANEJAR, DO = FAZER), STUDY = ESTUDAR/AGIR e IDENTIFICAR E RESOLVER PROBLEMAS) é um método interativo de gestão de quatro passos utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. (Guia de Tutores, CONASS).
A Matriz 5W2H é uma ferramenta de gestão que pode ser utilizada por qualquer empresa para registar, de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações. (Guia de Tutores, CONASS).

Etapas

Etapa 1 - A Planificação da Atenção à Saúde
Conceito e objetivo da Planificação da atenção à saúde, apresentação da estrutura, metodologia e desenvolvimento do projeto, descrição do papel do analista, consultor regional, tutor municipal e tutor de unidade. Compreensão dos conceitos de RAS.

Galeria de Atividades

[gallery ID=76]