HMI – Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento

Image

COMUNICADO IMPORTANTE

Considerando a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), a transmissão comunitária no país e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) suspendeu todas as visitas na unidade.

Também está suspensa a permanência de acompanhantes, com exceção aos menores de idade no Pronto Socorro Pediátrico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), em razão da legalidade do acompanhamento.

O HMI esclarece que tais medidas são extremamente necessárias para preservar a segurança dos pacientes e profissionais de saúde, evitando a exposição dos mesmos no intuito de evitar a propagação do coronavírus. Tais medidas seguem por tempo indeterminado.

 

HOSPITAL ESTADUAL MATERNO-INFANTIL DR. JURANDIR DO NASCIMENTO (HMI)

Diretoria

Prestação de Contas

Acesse à página de Acesso à Informação referente à OS gestora do HMI

Acesso à Informação da OS

Localização

Referência estadual em atendimento de casos de média e alta complexidade, nas áreas da saúde da mulher e da criança, com destaque na cirurgia de separação de gêmeos siameses e no tratamento de hemangiomas, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) oferece atendimento de urgência, emergência e ambulatorial aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tanto de Goiânia quanto do interior do estado. Possui programa de Residência Médica nas áreas de Pediatria, Neonatologia, Medicina Intensiva Pediátrica, Obstetrícia, Ultrassonografia, além de Enfermagem Obstétrica. A unidade também desenvolve pesquisas científicas emantém programas de saúde voltados para a atenção integral de mulheres e crianças.

Atuante desde 1972, o atendimento do HMI é 100% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), seja por demanda espontânea ou por encaminhamento pelo Sistema de Referência/Contra-Referência. O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) é uma organização social (OS) com sede na Bahia que assumiu a gestão da unidade no dia 6 de julho de 2012, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).O IGH se configura como uma Organização Social de Saúde (OSS), sem fins lucrativos, voltada para a assistência à saúde, a geração do conhecimento e a responsabilidade social.

Informações

Leitos

Leitos: 147 leitos

  • 25 de UTI (5UTIs maternas, 10 UTIs pediátricas e 10 UTIs neonatais);
  • 22 leitos de Ucin (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal); sendo 17 UCcin Convencional e 5 de Ucin Canguru;
  • 100 distribuídos em leitos de internação e observação (18 leitos de observação pediátrica, 4 leitos de emergência pediátrica, 48 de internação obstétrica, 10 leitos de observação obstétrica, 15 de internação pediátrica e 5 de Recuperação Pós-anestésica);
  • O HMI conta ainda com 30 leitos de retaguarda no Hospital e Maternidade Vila Nova sendo:10 leitos de UTI Neonatal e 20 leitos de Obstetrícia. Além de outros leitos no Hugol.
Exames
Ouvidoria
Recursos Humanos
Especialidades Médicas
Prêmios, Títulos e Acreditação

Comitê

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (CEP - HMI) é um órgão colegiado interdisciplinar, independente, de relevância pública, de natureza técnico-científica. Ele foi criado para defender os interesses dos participantes do estudo em sua integridade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos da instituição. Inclui a participação de profissionais da saúde de diferentes especialidades e representante dos usuários.

O CEP - HMI possui registro junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) desde o inicio de suas atividades em 25/08/1997.
É do propósito do CEP-HMI manter rigorosa observância às orientações da CONEP, do seu Regimento Interno, da Resolução CNS 466/2012, resolução CNS 370/2007 e Norma Operacional 001/2013 do Ministério da Saúde - Conselho Nacional de Saúde, enfim todos os preceitos concernentes a ética em pesquisa e atuações assemelhadas.

Data das Reuniões: As reuniões do CEP acontecem na última terça-feira de cada mês, das 8h às 9h30, nos meses de fevereiro a dezembro, em sessão ordinária, ou em caráter extraordinário, quando convocado pelo Coordenador ou pela maioria dos membros.

Endereço:
Rua R7 com Av. Perimetral S/N, Seção de Ensino e Pesquisa – Sala 1, Setor Oeste, 74.530-020 Goiânia – Goiás
E-mail: cep.hmi@igh.org.br
Telefone: (62) 3956 2986

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira
Das 7:00 às 13:00 horas

Secretária Administrativa:
Ana Márcia O. Guimarães

Composição do CEP/HMI:
Marco Aurélio Albernaz - Coordenador
Amanda Santos Fernandes Coelho – Coordenadora Adjunta

Membros Consultores:
Ana Cláudia Andrade Cordeiro Pires
Flávia Santana de Melo Zenha e Guimarães
Mariana Jaime Consorte Loyola
Rafaela Noleto dos Santos
Regina Lúcia de Lima Sellos
Sheila Alves Pereira

Representante de Participante de Pesquisa:
Eliane Sales da Silva

Links Úteis:
Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS): http://conselho.saude.gov.br/Web_comissoes/conep/index.html(link is external)
Conselho Nacional de Saúde (CNS): http://conselho.saude.gov.br/(link is external)
Ministério da Saúde (MS): http://portalsaude.saude.gov.br/(link is external)

Q-CEP - Qualificação de CEPs – EaD Projeto elaborado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde/MS, e desenvolvido em parceria com o Hospital Moinho de Vento pelo Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), oferta Cursos, divididos em módulos autoinstrucionais e independentes, cada pessoa pode seguir seu próprio ritmo das atividades previstas, e a cada módulo concluído será gerado um Certificado específico. Atualmente estão disponíveis os seguintes módulos:

- Histórico do Sistema CEP/CONEP

- Procedimentos administrativos dos CEPs

- Marcos regulatórios do Sistema CEP/CONEP

- Procedimentos operacionais da Plataforma Brasil

Os cursos estão disponíveis em: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep.

O suporte técnico pode ser acessado em: http://edx.hospitalmoinhos.org.br/contact/

Respostas para perguntas frequentes podem ser visualizadas em: https://ead.stg.iepmoinhos.com/faq/

 

Projetos

Pré-Natal de Alto Risco
Coordenado pelo Serviço Social, o projeto conta comreuniões realizadas às segundas e quartas-feiras com gestantes de alto risco, com orientações sobre o aleitamento materno, cuidados com o bebê, direitos previdenciários, rotina hospitalar e outros assuntos relacionados, ministrados por equipe multiprofissional.

Programas

Cartório
O HMI possui o serviço de registro civil das crianças nascidas no hospital. A certidão é emitida na hora e de graça e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
UTI Materna
UTI Pediátrica
Gêmeos Siameses
Residência Médica
Banco de Leite Humano
Ambulatório de Pediatria
Ambulatório de Obstetrícia
Estágio, Internato e Voluntariado
Pronto Socorro da Mulher - PSM
Pronto Socorro de Pediatria - PSP
Residência em Enfermagem Obstétrica
Linha de Cuidados Progressivos Neonatal
Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie)
Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio Palatinas (Cerfis)
Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual - AAVVS

Informações para Familiares e Amigos de Pacientes

Orientações sobre Visitas
  • Das 14h às 15h são permitidas visitas na Clínica de Ginecologia e Obstetrícia, Clínica de Pediatria, Enfermaria Canguru e Pronto Socorro da Mulher, sendo dois visitantes por dia, um de cada vez;
  • Das 15h30 às 16h30 são permitidas visitas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna, sendo dois visitantes por dia, um de cada vez;
  • Das 16h às 17h são permitias as visitas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, sendo dois visitantes por dia, um de cada vez;
  • A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal possuem o horário de visita diferenciado: apenas nos fins de semana, das 14h às 15h.
  • Na Ucin, UTI Neonatal e Enfermaria Canguru, tanto o pai quanto a mãe da criança possui acesso livre.
Orientação para Acompanhantes e Visitantes

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.