Hetrin realiza ações para divulgar campanha Outubro Rosa

Unidade do Governo de Goiás em Trindade promove palestras e ilumina de rosa fachada da sede, para lembrar importância da conscientização contra o câncer de mama

Colaboradores do Hutrin se reúnem para lembrar a luta contra o câncer de mama

O mês de outubro é conhecido por trazer conscientização sobre o câncer de mama e cuidados preventivos ligados à saúde da mulher. E o Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), como forma de apoio as campanhas ligadas a preservar a vida das pessoas, realizou ações para destacar a importância da campanha Outubro Rosa, movimento que teve início em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, ganhando renome internacional.

A unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) promoveu palestras de conscientização sobre o câncer de mama para a equipe de saúde com a enfermeira especializada em oncologia Cleire Socorro Alves Mariano e a enfermeira multiprofissional especialista em saúde mental e dependência química Fernanda Alves de Oliveira.

“A importância desta ação é divulgar a campanha outubro rosa, esclarecer e conscientizar os participantes de que a prevenção primária e o diagnóstico precoce, possibilita um melhor prognóstico as mulheres afetadas pelo câncer de mama”, afirma Cleire Mariano.

“É importante que as mulheres façam o autoexame nas mamas de forma correta para detectar possíveis alterações, o mais rápido e precoce possível, é comprovado cientificamente que quanto mais cedo é detectado alguma alteração da mama, mas eficaz pode ser o tratamento, ficaram menos sequelas e de forma segura é possível atingir a cura. Então mulheres previnam-se façam o autoexame”, destaca Fernanda Alves.

Acompanhamento psicológico
Durante a ação, foram distribuídos laços da cor-de-rosa, símbolos da campanha. Os colaboradores se confraternizaram numa pequena recepção, que contou com música e dança. A campanha conta também com acompanhamento psicológico oferecido pela unidade a todos os seus colabores e à população. O Hetrin ainda iluminou a fachada da unidade de rosa e os colaboradores usaram roupas da cor símbolo para lembrar a luta contra o câncer de mama.

O Hetrin, que tem as mulheres como maioria em seu quadro de profissionais, realiza atividades permanentes para promover a saúde mental, física e o bem-estar dos colaboradores, por meio da Comissão Interna de Prevenção a acidentes (Cipa) e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT).

No ano de 2020, no Brasil ocorreram cerca de 8 mil casos de câncer de mama, que podem estar ligados a fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do INCA.

Goiás Veste Rosa
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), buscando chamar a atenção do público feminino para a prevenção ao câncer de mama, realizou o dia “R” de Conscientização, denominado Goiás Veste Rosa, no qual foram realizadas ações de promoção à saúde, como rodas de conversas e palestras rápidas nas recepções das unidades estaduais de saúde.

Camila Braunas (texto e foto)/Imed 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.