HCN promove ações durante campanha Outubro Rosa

Setores da unidade do Governo de Goiás em Uruaçu se mobilizaram para realizar atividades lúdicas, corte e penteado de cabelos entre outros

Colaboradores do HCN disputam um dos jogos promovidos durante ação pelo Outubro Rosa

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, realizou diversas ações durante o Outubro Rosa, mês de campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. 

Os setores se mobilizaram e a programação incluiu atividades lúdicas, corte e penteado de cabelos, momentos de relaxamento, palestra, roda de conversa, entre outras ações. Os eventos foram organizados pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) da unidade.

Ao longo de outubro, a iluminação externa do hospital teve a cor rosa e as luminárias internas dos corredores foram intercaladas com a cor que representa o mês, trabalho realizado pela equipe de manutenção do hospital. 

Adesivos da campanha foram colocados em banheiros femininos e masculinos e fizeram parte da decoração. Todas as quartas-feiras, os colaboradores se vestiram de rosa para sensibilizar as equipes sobre os cuidados com a saúde feminina e a importante luta contra o câncer de mama.

Nos dias 6 e 7 de outubro, a equipe de Nutrição e Farmácia desenvolveu um jogo com perguntas fato ou fake, relacionadas à nutrição e suplementação feminina e câncer de mama. No local foi montado uma pista, como nos jogos de tabuleiro e os colaboradores competiam entre si e ganharam brindes ao final. 

Autoestima
No dia 14 de outubro, as mulheres do HCN tiveram a oportunidade de cortar os cabelos ou fazer penteados. A ação, conduzida pelo RH e o SESMT, teve como objetivo trabalhar a autoestima da equipe. As cabeleireiras que doaram seu tempo foram Dulcine Rodrigues, ex-paciente do HCN e Elenice Paixão Moreira, mãe de um médico que atua na unidade. 

Outro destaque que chamou a atenção das colaboradoras, foram os momentos ‘Relax Time’, organizados pela equipe multiprofissional. Nos dias 19 e 20, as fisioterapeutas realizaram várias sessões de relaxamento, com movimentos de Pilates e massagem. 

“O Relax Time foi uma ação voltada para o autocuidado. A ideia foi estimular as pessoas a se cuidarem. A prática de uma aula de relaxamento com exercícios de Pilates permitiu que sentissem como é bom se cuidar e como o corpo agradece por isso”, explicou a supervisora multiprofissional, Mariana de Ávila Maciel.

A equipe do setor de Operações e Nutrição distribuiu chaveiros, tag e balas com o tema da campanha, e o Núcleo de Regulação Interna (NIR) presenteou algumas mulheres com uma garrafa que também remete à campanha.

“Foi um mês de muitas atividades voltadas para a campanha Outubro Rosa, mas temos a certeza de que só um laço rosa no peito não basta. Orientamos toda a equipe a realizar os exames médicos, o autoexame e incentivar as mulheres que nos rodeiam a fazer a mesma coisa. A prevenção é o melhor caminho”, disse a diretora-geral do HCN, Anamaria Arruda.

Adrianne Vitoreli (texto e foto)/Agir

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.