Maternidade Nossa Senhora de Lourdes recebe doação de kits de enxoval

Contribuição ajuda gestantes em situação de vulnerabilidade econômica e social, atendidas na unidade

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) recebeu, esta semana, 15 kits de enxoval, da senhora Renilde Máximo da Silva, uma colaboradora assídua da unidade.

O kit maternidade é composto por itens básicos, de primeira necessidade ao recém-nascido. Contém dois conjuntinhos pagão, macacões, calças, cueiros, luvas, meias, sapatinhos, toalha, lenços umedecidos, fraldas, sabonete e pomada para assaduras.

Dona Renilde, de 70 anos, é aposentada e após uma visita ao HEMNSL, viu tantas mães carentes que decidiu se tornar uma parceira, ajudando efetivamente as gestantes atendidas na unidade. Isso acontece há quase dez anos, com colaboração de familiares e amigos. “Além de dar dignidade a essas mães, ajudar o próximo é uma forma de me manter ativa e expressar minha gratidão pela vida”, destacou a voluntária, que segundo seus cálculos, já doou mais de nove mil peças.

Gestante beneficiada com o kit maternidade.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social, Lourdes Maria de Paula, passam pela maternidade muitas mães em situação vulnerável que às vezes chegam sem roupinhas para os recém-nascidos. Foi o caso de Maria Helena Mamede, de 19 anos, grávida de sete meses, que foi beneficiada com um kit. “Foi uma grande ajuda, não tinha nada até agora. Muito obrigada!”, disse a gestante.

Segundo a assistente social, a mobilização de pessoas como dona Renilde, que promove essa rede do bem, contribui muito para uma assistência mais humanizada. “Esse tipo de ação é primordial para o acolhimento às mães em situação de fragilidade que chegam até a maternidade”, afirmou Lourdes Maria.

“A parceria com pessoas da comunidade é muito importante, pois nos ajuda a beneficiar muitas gestantes. Só gratidão por esses gestos de amor e solidariedade que fazem toda a diferença”, destacou a diretora operacional da unidade, Ana Maria Caribé.

Marilane Correntino (texto e fotos)

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.