Hospital Estadual de Itumbiara promove ação pelo Novembro Azul 

Colaboradores da unidade do Governo de Goiás participam da palestra 'Cuidar da saúde também é coisa de homem' sobre o rastreio e tratamento precoce do câncer de próstata

Profissionais do Hospital Estadual de Itumbiara participam de palestra sobre câncer de próstata

Em alusão ao Novembro Azul, movimento mundial criado com objetivo de prevenção e diagnóstico precoces do câncer de próstata, o Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos promoveu nos dias 17 e de 18 de novembro a palestra 'Cuidar da saúde também é coisa de homem', ministrada pelo médico Matheus Zaibak no pátio da unidade do Governo de Goiás no município do sul do Estado.

O palestrante ressaltou que o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais prevalente no Brasil. “O exame do toque e PSA devem ser realizados conjuntamente e anualmente. É importante que ambos sejam feitos para que haja um diagnóstico mais preciso. Homens acima de 50 anos devem fazer o exame obrigatoriamente, e aqueles de grupo de risco, principalmente com histórico familiar, iniciar aos 45 anos”, explicou.

O médico reforçou a necessidade da conscientização, rastreio e tratamento precoce do câncer de próstata. “O cuidado com a saúde é um fator fundamental para a descoberta precoce de doenças graves. É de suma importância a realização de campanhas como essas, principalmente com a equipe da área da saúde. O ato de compartilhar e disseminar informações necessárias aos seus familiares, amigos e grupos de risco se faz peça fundamental para conscientização e diagnóstico precoce”, afirmou.

Matheus chamou a atenção do público para alguns sinais de alerta que devem ser levados em consideração. “Sintomas geniturinários como urgência miccional, incontinência urinária e sensação de bexiga cheia devem ser avaliados. O tratamento após a descoberta de algum tumor, seja ele benigno ou maligno, varia de acordo com a forma com que o tumor se apresenta”, destacou.

Para a supervisora de qualidade do HCamp de Itumbiara, Rita de Cássia Alves, a realização da atividade em alusão à Campanha Novembro Azul foi para conscientizar o público interno da unidade sobre cuidados com a saúde masculina. “Ainda existe muito preconceito dos homens em buscar a prevenção e o tratamento. Por isso, enfatizamos a participação das mulheres, que podem auxiliar multiplicando o conhecimento sobre prevenção para os homens das suas famílias”, revelou.

Saúde do homem
Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção do câncer de próstata, este mês compreende todas as doenças que atingem os homens.
Surgiu como uma campanha, inspirada pelo Movember, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem. 

Julianna Adornelas (texto e foto)/INTS

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.