Inscrições para Jornada Científica do Governo de Goiás terminam nesta 2ª-feira

Com o tema Inovação em pesquisa: a ciência no novo contexto da saúde pública no Brasil,  evento será realizado nos dias 24 e 25 de novembro

Segue em contagem regressiva a realização da 1ª Jornada Científica Nacional e 5ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). As inscrições encerram-se nesta segunda-feira (22/11). Com o tema “Inovação em pesquisa: a ciência no novo contexto da saúde pública no Brasil”, o evento será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, em plataforma virtual. 

Somente a abertura será feita de forma híbrida, e contará com a participação da subsecretária de Saúde, Luciana Tavernard; da superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Viviane Leonel Cassimiro Meireles; gerente de Pesquisa e Inovação, Fernanda Pimenta Simon Ferreira; e da coordenadora de Pesquisa, Amélia Cristina Duarte Stival. 

Segundo a comissão organizadora, o evento já tem 354 inscritos. Além das conferências virtuais, a jornada vai contar com a apresentação de 22 trabalhos científicos nas modalidades de pesquisa original, relato de caso ou relato experiência. 

Quatro eixos temáticos vão conduzir as discussões: pesquisa e inovação no contexto atual da saúde pública: desafios e perspectivas futuras; o impacto da pandemia no trabalho e pesquisa no SUS: impressões e experiências; comunicação e informação em saúde no novo cenário da saúde pública; ensino e pesquisa no âmbito da saúde pública: experiências, desafios e perspectivas futuras. 

A mesa de abertura será comandada pela subsecretária de Saúde, que vai falar sobre “A modernização da vacina e o impacto da Covid-19 no desenvolvimento de tecnologias de ciência e pesquisa”. Em seguida, o evento traz o pesquisador Célio Lopes da Silva, integrante do grupo de pesquisas para desenvolvimento de uma vacina brasileira contra a Covid-19, a Versamune MCTI, para falar sobre os desafios nesse processo de desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. A médica Ana Paula Junqueira Kipnis, por sua vez, vai falar sobre o processo de desenvolvimento de vacinas e expectativas para o futuro.

A mesa virtual sobre sistemas de informações em saúde no Brasil abre os trabalhos do período verspertino do dia 24.  Para abordar o tema, a jornada conta com a participação do filósofo e pesquisador Alexandre Meyer Luz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do jornalista e assessor de comunicação da SES-GO, Pedro Henrique Ferreira.

No segundo dia do encontro virtual serão abordados mais dois assuntos: saúde física e mental do trabalhador e do pesquisador na área da saúde; e o impacto da Covid-19 na educação em saúde no Brasil. O primeiro contará com a participação de Cristina Lopes Afonso (Universidade Estadual de Goiás – UEG) e Leonardo da Silva Prestes, médico do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi Leonardo – HGG. 

O impacto da Covid-19 na educação em saúde no Brasil será abordado pelos conferencistas Alaim Souza Neto (UFSC); Kely Cristina, Valquíria Vicente e Sânzia Ferraz, da SES-GO. 

Em sua quinta edição e sua primeira edição nacional, a Jornada Científica é organizada pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás. O evento tem como objetivo incentivar o diálogo sobre as perspectivas atuais e futuras para a ciência e pesquisa no novo contexto da saúde pública entre representantes de diversas instituições de Goiás e do Brasil. Entre eles, estão pesquisadores da área de saúde – gestores, técnicos, profissionais da saúde de instituições pública e privadas sem fins lucrativos –, docentes e discentes das instituições de ensino e pesquisa de todo o território nacional. 

Confira toda programação neste link 

Gabriela Dutra/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.