HEMNSL promove curso de atualização sobre selo Hospital Amigo da Criança

Iniciativa da primeira unidade do Governo de Goiás a obter o título, em 1999, tem como foco enfatizar a importância do aleitamento materno contra a mortalidade infantil

Na prática do curso, mãe é orientada sobre técnicas corretas de posicionamento é pega correta da mama pelo bebê

Amamentar é um ato simples, natural e eficaz. Porém, muitas mães têm dificuldades, e a tarefa torna-se complexa. No intuito de mobilizar e capacitar a equipe multiprofissional do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) para orientar as mamães, foi realizado na segunda e terça-feira (22 e 23/11) o curso Manejo e promoção do aleitamento materno. A Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (Ihac), conta com 20 horas de aulas teóricas e práticas.

Como detentora do selo de qualidade Ihac, concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o HEMNSL oferece cursos periódicos aos colaboradores para fortalecer as ações de apoio ao aleitamento materno.

Nos dois dias, foram abordados diversos assuntos, como as Políticas de aleitamento e vantagens da amamentação, pela fonoaudióloga Marilene Bueno; Histórico da amamentação na maternidade e o objetivo do Hospital Amigo da Criança, pela assistente social Lourdes Maria; Amigo da mãe – critérios globais sobre prática de trabalho de parto, pela gerente de enfermagem, Angelita Alves; e Doenças infecciosas e amamentação, pelo infectologista obstetra Wilson Arantes.

O curso foi organizado pelo setor de fonoaudiologia da unidade do Governo de Goiás. A profissional Marilene Bueno Guilarde agradeceu a todos os participantes e falou da importância do curso no hospital. 

“A maternidade foi a primeira unidade estadual a receber o selo de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1999. Sabemos que o leite materno não tem nada que o substitua, que é o alimento mais saudável para o bebê. Então, é fundamental que todos tenham essa consciência e que possam zelar por esse título tão importante”, afirmou a fonoaudióloga.

Na parte prática, Marilene mostrou aos participantes como é a pega correta da mama pelo bebê, como orientar a mãe para as técnicas corretas de posicionamento. Ao final do curso, foi aplicado um pós-teste aos participantes. “Achei muito pertinente, com informações riquíssimas”, afirmou a coordenadora de enfermagem da Ucin, Paula Motta.

“Essa capacitação foi excelente. Transmitiu segurança e confiança para podermos oferecer um melhor atendimento”, pontuou a assistente social Solange de Sousa. “O curso em si foi ótimo. O tema Amigo da mãe, que é obrigatório no curso da Ihac é de suma importância para dar ênfases nas medidas específicas para as mães. Foi muito bom para nos auxiliar a fazer essas orientações na admissão da paciente”, destacou Angelita

Ihac

Criada em 1990 pela OMS e Unicef, a Iniciativa do Hospital Amigo da Criança (Ihac) é uma  resposta ao chamado para a ação da Declaração de Innocenti, conjunto de metas criadas com o objetivo de resgatar o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação com sucesso. Nos últimos 15 anos, essa iniciativa tem crescido, contando atualmente com mais de 20 mil hospitais credenciados em 156 países, incluindo o Brasil.

Marilane Correntino (texto e fotos) – IGH

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.