Psiquiatra do HGG ministra palestra na 5ª Jornada Científica da SES

Profissional da unidade do Governo de Goiás fala sobre os impactos psicológicos da pandemia em profissionais da saúde e na população

Leonardo Prestes, psiquiatra do HGG, em conferência on-line na Jornada Científica da SES

O médico psiquiatra do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG Leonardo da Silva Prestes participou, na manhã de quinta-feira (26/11), da 5ª Jornada Científica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e 1ª Jornada Científica Nacional. Por meio de conferência on-line, o profissional da unidade do Governo de Goiás falou sobre o tema Inovação em pesquisa: a ciência no novo contexto da saúde pública no Brasil, no qual abordou os impactos psicológicos da pandemia nos profissionais de saúde e na população em isolamento.

Durante o bate-papo, o médico explicou que a pandemia do coronavírus trouxe impactos socioeconômicos muito grandes para a população, afetou aproximadamente 95% dos profissionais de saúde e desgastou emocionalmente as famílias. "Tivemos que nos manter vivos para cuidar dos nossos pacientes e também dos nossos familiares. A pandemia afetou a renda de milhares de famílias, trouxe desemprego e uma mudança significativa no comportamento das pessoas, devido ao distanciamento social", comentou.

Leonardo explicou que o cenário pandêmico pode ocasionar um impacto psíquico incalculável e duradouro na saúde mental da população. “Buscamos, a todo o momento, uma forma de proporcionar formações positivas para a saúde mental dos colaboradores do HGG e entes queridos. Apesar do cenário, esperamos que seja um momento de aprendizado, como está sendo, tanto no âmbito de desenvolvimento das vacinas quanto na maneira que lidamos com a dor e o sofrimento."

Suzana Meira (texto e foto)/Idtech

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.