SES leva Carretas das Prevenção na Quarta Caravana do Bem em Goiânia

A  Quarta Edição do evento da prefeitura de Goiânia vai contar com os serviços das Carretas da Prevenção, que oferecem exames de Mamografia, Citopatologia e também de Tomografia

Exame de tomografia para atender a população que nem sempre tem acesso fácil a esses exames

Nos dias 6 e 7 de agosto, a população do Parque Atheneu e mais 21 bairros da região, vão contar com os serviços das Carretas da Prevenção da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), com a realização de exames de mamografia, citopatologia e tomografia, durante mais uma edição da prefeitura de Goiânia, a Caravana do Bem. 

São dois veículos, um adaptado com equipamentos capazes de realizar exames precisos de mamografia e citopatológicos. Nele trabalha uma equipe formada por enfermeira, técnica de radiologia e recepcionista. O outro é exclusivo para tomografia. São veículos montados com equipamentos modernos e para atender a população que nem sempre tem acesso fácil a esses exames. 

A ideia das Carretas da Prevenção é atender a proposta de regionalização da saúde, que visa dar acessibilidade à população goiana. Além disso, caso o exame apresente alguma alteração, a paciente já é agendada para unidade mais próxima dela que tenha mastologista, para fazer o acompanhamento. 

Saúde da mulher
Hoje em Goiás, existem seis carretas para mamografia e exames de colo de útero (Papanicolau), que percorrem todo o  Estado desde 2020, atendendo principalmente moradores  das regiões onde foram implantadas as  Policlínicas - Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, Formosa e Goiás. 

Para os exames de tomografia, funciona apenas uma carreta, que iniciou os atendimentos em março de 2022. Esta disponível para todo o estado de Goiás, e já ofertou trinta exames de tomografia por dia. O total nesse período de funcionamento, foram realizados quase setecentos exames.

 A equipe profissional  é composta por dois técnicos em radiologia, uma técnica em enfermagem, uma recepcionista e um médico que emite os laudos remotamente. A carreta da tomografia, atua em eventos sociais, como os mutirões de saúde e presta assistência nos municípios mediante solicitação.

SERVIÇO

 Carretas da Prevenção da SES  na Caravana do Bem – Prefeitura de Goiânia
Datas e horários: sábado (06/08), das 08h às 16h e domingo (07/08), das 08h às 12h 
Local : Praça da feira – Parque Atheneu, av Parque Atheneu

Texto: Yara Galvão/ Comunciação Setorial SES-GO

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.