HDS promove tarde recreativa para pacientes moradores da instituição

Ação organizada por profissional de reabilitação da unidade de saúde faz parte do atendimento humanizado e visa propiciar aos pacientes lazer, descontração e socialização

Supervisora de reabilitação do HDS, Cledma Ludovico orienta pacintes na brincadeira "batata quente"

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou uma tarde recreativa para os pacientes moradores, em alusão ao Dia do Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. A ação, organizada pela supervisora de reabilitação, Cledma Pereira Ludovico, faz parte do atendimento humanizado e visa propiciar um momento de lazer e descontração na rotina dos pacientes, que contam com suporte 24h.

Durante o evento, foram realizadas diversas brincadeiras com direito a premiação. "Ganhei um perfume, agora vou andar muito cheiroso", comemorou Joaquim Vieira. 

Muito além de uma atividade recreativa, é uma ação que também auxilia na socialização. "É uma ação que faz com que eles (os pacientes) se sintam ativos. No primeiro momento, falamos da beleza que é chegar na terceira idade sabendo viver melhor. Viver por mais tempo é um desejo que todos têm e, acima de tudo, viver com qualidade de vida e aproveitando o melhor que a vida pode oferecer", explica Cledma.  

A supervisora ressalta ainda que saber envelhecer é também uma luta diária, e que é preciso fazer valer o direito de cidadania, desfrutando de cada conquista e de cada amanhecer. "A 'velhice' não é uma doença, e sim um processo normal do desenvolvimento humano. Viva o envelhecer", destaca.  

De acordo com dados do IBGE de 2020, os idosos representam 14,3% da população total do País. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa direciona para um modelo de saúde voltado para o cuidado, com foco na recuperação e promoção da autonomia e independência.

Naiclea da Silva (texto e foto)/Agir