HCN adere ao projeto Seduc Cerrado de plantio de mudas

Hospital Estadual do Centro-Norte, em Uruaçu, recebe estudantes do Centro de Ensino de Período Integral (Cepi) Aeroporto para ação de preservação e conservação do maior bioma de Goiás

Alunos do Cepi Aeroporto plantam mudas típicas do Cerrado na área externa do HCN

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) participou do projeto Seduc Cerrado, que visa à conscientização sobre a sustentabilidade. A unidade, localizada no município de Uruaçu, recebeu a visita de estudantes do Centro de Ensino de Período Integral (Cepi) Aeroporto, para plantio de mudas típicas do bioma Cerrado na área do hospital.

Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer a parte externa do HCN e aprender mais sobre o cuidado com o meio ambiente. E plantaram as mudas acompanhados das professoras Alessandra Duarte e Adriana Aparecida, além da coordenadora Lucimar José e da servidora Terezinha Vidal.

A turma foi recebida pelo diretor assistencial do hospital, João Batista Cunha, e pelo diretor administrativo, Francisco Amud. “O HCN é também uma escola. Aprendemos aqui todos os dias. São novos projetos e iniciativas. Por isso, buscamos sempre apoiar ações como esta, voltadas para a educação”, afirmou João Batista.

"A ideia era estabelecer parcerias com órgãos e outras entidades, como o HCN, para o desenvolvimento de ações transformadoras, a conservação e a preservação do bioma Cerrado”, explicou a professora Alessandra Duarte. O plantio das mudas no HCN faz parte do projeto que também plantou árvores em frente ao colégio e mudas dentro do espaço da escola.

Na ocasião, os estudantes puderam plantar as mudas ao longo do jardim próximo à entrada do hospital, com acompanhamento das professoras e dos diretores do HCN. A ação faz parte de uma campanha que percorre todo o estado de Goiás.

Goiás pelo Cerrado
O projeto Seduc Cerrado, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, busca incentivar ações do Movimento Goiás pelo Cerrado, em parceria com órgãos como o HCN, além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e a Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado. 

O projeto abrange questões de educação ambiental para a sustentabilidade, com objetivo de trazer para os estudantes questões sobre o uso, importância, preservação e conservação do Cerrado, tendo sempre como princípio a conscientização e sensibilização. A intenção do Seduc Cerrado é realizar o plantio de aproximadamente 15 mil mudas de árvores em todo o território goiano.

Ana Luiza Tanno (texto e foto)/HCN