HMI entrega novas instalações do PSP e da UTI Pediátrica

O Hospital Materno Infantil (HMI) inaugura mais uma etapa das obras que tiveram início ano passado. O novo Pronto Socorro de Pediatria (PSP) e a nova UTI Pediátrica serão entregues à população nesta terça-feira (26 de janeiro), às 9 horas, em solenidade no local com a presença do governador de Goiás Marconi Perillo, do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela; da diretoria do HMI e da organização social responsável pela gestão do hospital, o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), de autoridades políticas e de entidades de classe.

Os atendimentos de média e alta complexidade em Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia prestados pelo HMI contarão com uma estrutura física otimizada e moderna no PSP (leitos de observação, conforto médico, sala de reanimação, apoio administrativo e consultórios) e com uma ambiência humanizada a partir da adequação do espaço para acompanhantes e pacientes na UTI Pediátrica. Nessas áreas houve pintura geral, instalação de aparelhos de ar condicionado, troca da rede elétrica e hidráulica, do piso, de portas e janelas, entre outros serviços.

A intervenção foi realizada para assegurar melhores condições de trabalho aos colaboradores e também para favorecer o acolhimento dos pacientes com foco na humanização do serviço. O superintendente geral do IGH, Paulo Bittencourt, ressalta que o HMI passa por um momento importante ao promover a renovação da ambiência e adequação das áreas de acordo com a legislação vigente para favorecer as condições de trabalho e assistência resolutiva. “Focamos a humanização e segurança”, afirma.

Para a diretora geral do HMI, Rita Leal, “as mudanças infraestruturais representam mais conforto aos pacientes, familiares e profissionais”. Ela destaca que as modificações foram realizadas sem prejudicar a assistência. “Não paralisamos nenhum serviço durante a reestruturação já que os atendimentos foram reorganizados em containers distribuídos no estacionamento e protegido por tendas”, salienta.

Primeira Fase - Na etapa anterior, as melhorias englobaram a recepção social, que foi climatizada e recebeu espaço de brinquedoteca, cartório de registro civil, ouvidoria, acessos de Pediatria e Ginecologia, banheiros adaptados aos portadores de necessidades especiais, fraldário e guarda-volumes. A atual reforma é a terceira pela qual o HMI passa em cerca 35 anos de fundação. A primeira intervenção ocorreu em 1984 e a seguinte em 1998.

Reforma em números

Investimento: R$ 3.037.273,30 para reforma geral e aquisição de mobiliário hospitalar para a recepção, PSP e UTI Pediátrica

Infraestrutura: PSP - troca do mobiliário , criação de dois isolamentos, climatização, reforma do posto de enfermagem e também dos leitos de observação, da sala de coordenação, do conforto médico, dos repousos, da sala de reanimação, do apoio administrativo, da copa e dos consultórios, que agora possuem banheiros;

UTI Pediátrica: readequação e modernização dos 10 leitos com a reforma da área de internação, vestiários, sala de coordenação, repousos, copa, porto de enfermagem;

O HMI tem um total de 10 leitos de UTI Pediátrica, 30 Unidades de Cuidados Intermediários e 8 leitos de UTI Neonatal. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, unidade de retaguarda do HMI, possui 10 leitos de Cuidados Intermediários; além de outros 10 leitos de UTI Neonatal alugados no Hospital Vila Nova, também retaguarda ao HMI.

Melhorias: Pintura geral, instalação de aparelhos de ar condicionado, troca da rede elétrica e hidráulica, do piso, de portas e janelas, entre outras intervenções

Quantitativo de atendimentos (janeiro e dezembro de 2015):

-atendimentos gerais no PSP: superiores a 4 mil mensais

-internações gerais: ultrapassaram 1,9 mil por mês

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.