Saúde discute parceria com Fiocruz para oferta de cursos aos servidores

Equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) se reuniu nesta sexta-feira, 22 de janeiro, com a Escola de Governo Fiocruz do Distrito Federal para discutir a oferta de cursos de pós-graduação na área da Saúde para servidores da SES-GO. Participaram da reunião: o secretário Leonardo Vilela; o superintendente Executivo da Secretaria, Halim Antonio Girade; a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro de Moura; a coordenadora da Escola Fiocruz no DF, Fabiana Damásio; e a técnica da instituição, Fernanda Maria Duarte.

Entre os pontos discutidos durante o encontro estão a oferta de vagas para Especialização em Direito Sanitário e para Mestrado Profissional em Políticas de Saúde, com duas linhas de pesquisa – Vigilância em Gestão em Saúde e Saúde e Justiça Social, além do fortalecimento do nível central da SES-GO de acordo com demandas prioritárias.

Segundo Fabiana Damásio, a Escola Fiocruz no DF mantém parcerias com diversas instituições, como a Universidade de Brasília (UNB) e as secretarias do Ministério da Saúde. “Atualmente desenvolvemos também um projeto de educação permanente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social.”

De acordo com a coordenadora da Escola Fiocruz no DF, a instituição atua com o objetivo de fortalecer as ações e políticas públicas dos ministérios, principalmente o da Saúde, além de desenvolver ações de formação na região do Distrito Federal. “A escola está completando cinco anos com o lançamento de uma Especialização em Saúde Coletiva, um curso de Especialização em Direito Sanitário e a criação de um Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde. Temos também cursos de atualização com carga horária menor e cursos de Educação a Distância.”

A superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS afirmou que a SES-GO tem avançado na assistência com a melhoria dos hospitais, mas tem também a preocupação com a qualificação dos profissionais. “Buscamos uma capacitação efetiva que resulte na melhoria da qualidade do atendimento oferecido à população. Nosso objetivo é que as pessoas sejam atendidas de forma humanizada e qualificada.”

Para isso, Irani Ribeiro afirma que estão sendo firmadas parcerias com diversas instituições como a Universidade de Brasília, Fiocruz de Brasília e do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Goiás. “Estamos fazendo o levantamento de toda a nossa demanda para que possamos programar cursos juntamente com essas instituições.”

O secretário Leonardo Vilela também falou sobre a preocupação com a qualificação dos servidores. “Nosso trabalho tem sido no sentido de qualificar da melhor maneira possível o quadro de servidores. Por isso temos estabelecido parcerias com instituições de Goiás e do Brasil. E estamos ansiosos para a consolidação desta nova parceria com a Fiocruz.”

Visita

A reunião entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e Escola de Governo Fiocruz do DF foi realizada no Centro de Decisões e Informações Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS), na sede da SES-GO. Na ocasião, a equipe da Fiocruz pode também conhecer a estrutura do Centro, que tornou-se referência para gestores de diversos Estados.

A programação teve continuidade no período da tarde, com visita à sede da Escola Estadual de Saúde Pública e reunião sobre as necessidades de formação e qualificação em saúde para a Escola de Saúde Pública, Centro de Educação Profissional de Saúde, Núcleo de Educação Permanente e Núcleo de Inovação Tecnológica.

Sest/SUS

No ano de 2015, a Sest/SUS possibilitou a formação de 773 servidores da SES-GO com a oferta de cursos de qualificação e aperfeiçoamento em diversas áreas como atenção primária em saúde, oficinas de planificação da atenção primária em saúde, saúde bucal, saúde mental, capacitação pedagógica para docentes e preceptores dos programas de residência médica.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.